Os novos autocarros amarelos da Carris Metropolitana começam esta quarta-feira a operar em Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, de modo a começar a uniformizar os transportes de passageiros na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Autocarros da Carris Metropolitana. Fonte: Observador
Os autocarros destes concelhos têm também uma nova numeração das carreiras, novos horários, novo design nos passes e bilhética e algumas, embora poucas, alterações à localização das paragens.
A sessão que vai assinalar o primeiro dia de funcionamento da nova operadora de transportes decorre esta quarta-feira em Azeitão.
Autarcas, dirigentes da AML e o secretário de Estado da Mobilidade, Jorge Delgado, partem de Santa Apolónia, em Lisboa, e irão de transportes públicos — metro e comboio — até Setúbal, seguindo depois para Azeitão a bordo de um dos novos autocarros amarelos.
A nova operadora metropolitana foi criada para uniformizar o serviço público rodoviário nos 18 municípios da AML. Foram criadas quatro zonas de operação, duas envolvendo municípios da margem norte e outras duas na margem sul do Tejo.
A ‘área 1’ inclui Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra, a ‘área 2’ Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira, a ‘área 3’ Almada, Seixal e Sesimbra e a ‘área 4’ Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.
A operação começa precisamente pela última área, porque, segundo Carla Tavares, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, “era a mais deficitária” do ponto de vista do transporte rodoviário e da ligação aos outros meios de transporte.
Nos concelhos do distrito de Setúbal onde esta terça-feira começa a operação, foram criadas 62 linhas novas, num total de 153 linhas, há 365 percursos com reforço de horários e 230 autocarros, com uma média de idade inferior a um ano e meio, mais modernos do ponto de vista ambiental, com wifi e ligação USB.
No site está disponível um conversor, que permite saber qual o novo número do autocarro que o passageiro apanhava até aqui, além de ser possível consultar os horários.
Houve também um reforço dos espaços onde se podem comprar presencialmente bilhetes e carregar passes, num total de 56 agentes só nesta área.
Para tirar dúvidas, existe uma linha de apoio ao passageiro, através do número 210418880.