O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Alentejo, Roberto Pereira Grilo, assinaram no dia 31 de maio, em Santa Maria da Feira, o contrato do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Sines, que prevê a realização de investimentos em Sines no montante total de 4 milhões e 947 mil euros, cofinanciados em 85% por fundos do Portugal 2020.
Eis a nota de imprensa divulgada pela Câmra Municipal de Sines:
"À assinatura do contrato segue-se o lançamento dos avisos para candidatura a cada uma das operações específicas que compõem este plano de requalificação da cidade de Sines, centrado na mobilidade e na regeneração urbana.
Uma das operações a candidatar é a requalificação da entrada de Sines, incluindo ciclovia e canal pedonal, com início do parque de merendas, para garantir um acesso confortável dos munícipes ao Pavilhão Multiusos e à zona comercial.
Outra obra prioritária a candidatar no âmbito do PEDU é a reabilitação do espaço público da Rua Marquês de Pombal e da Praça da República (Rossio), operação destinada a disciplinar o trânsito, a melhorar a circulação pedonal e a promover a valorização urbana e comercial destas áreas.
A autarquia também irá candidatar a criação do projeto da Estação da Mobilidade, que consiste na transformação da antiga estação de caminhos de ferro no novo interface de Sines, deslocando para aí a estação rodoviária e o posto de abastecimento de carros elétricos, entre outras valências ligadas à mobilidade. Paralelamente, pretende-se reabilitar o arruamento que liga a estação ao Rossio, privilegiando a circulação pedonal.
A reabilitação do espaço público do Bairro 1.º de Maio é outra operação prevista no PEDU de Sines. O objetivo é melhorar significativamente as condições de vida urbana deste espaço e estimular os residentes a criarem os seus condomínios, para poderem assim agir diretamente na recuperação das áreas comuns, algumas delas em estado avançado de degradação.
A reabilitação do Mercado Municipal também está prevista no conjunto de operações integradas no PEDU, sendo objetivo da autarquia a modernização do espaço do mercado e da sua envolvente, diversificar a atividade comercial e criar um novo centro de dinamização da atividade económica local.
A autarquia vai ainda candidatar no âmbito do PEDU várias intervenções no centro histórico, incluindo a criação de um parque de estacionamento junto ao viaduto da descida para a Ribeira, com ligação ao elevador dos Penedos da Índia, e a reconfiguração do Largo / Jardim da Boavista.
Os projetos de intervenção no espaço público do centro histórico serão acompanhados por incentivos financeiros à reabilitação das habitações pelos seus proprietários.
No âmbito destes fundos e na qualidade de proprietária, a Câmara Municipal de Sines promoverá a reabilitação das habitações municipais localizadas na Praça da República e algumas no centro histórico que façam também parte do seu património."
Fonte: Câmara Municipal de Sines