O projeto Batebatukas, que nasceu a partir de um protocolo entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém - através da sua Escola de Música - e da Escola Secundária Manuel da Fonseca, é apresentado hoje, dia 25 de maio, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, em tripla sessão (12h00, 14h30 e 21h30).
O projeto, cuja apresentação está a ser preparada já há quatro meses, é coordenado pelo Prof. Fernando Malão, da Escola Municipal de Música, e reúne 20 jovens, dos 15 aos 17 anos, oriundos do curso vocacional da Escola Secundária Manuel da Fonseca. Estes cursos têm como objetivo recuperar alunos com insucesso escolar, que frequentam o ensino secundário. Alguns destes jovens sentem-se fora do contexto escolar e da sociedade, revelando uma baixa auto-estima, poucas competências sociais, percursos pedagógicos frágeis e desmotivação em geral para enfrentar os desafios da vida.
O Batebatukas surge, com efeito, com um caráter pedagógico, pretendendo devolver esperança e sentido de responsabilidade, bem como um sentimento de valorização pessoal e coletiva. Não haverá instrumentos convencionais em palco e o espetáculo é inspirado na mítica estrutura de percussão da super-banda Stomp.
Fonte: CMSC