O Centro de Artes de Sines, através do Serviço Educativo e Cultural, assinala entre 15 e 25 de maio várias iniciativas que têm como objetivo divulgar à sociedade a primordial importância da arte para o desenvolvimento do ser humano. Estas atividades estão inseridas na Semana da Educação Artística, instituída pela UNESCO em 2012.
Eis a nota de imprensa divulgada pela Câmara Municipal de Sines:
A primeira iniciativa do programa, “Brinc’Arte”, acontece já no dia 15 de maio, às 15h00, no auditório do CAS. Trata-se de uma sessão arte-educativa dirigida a pais e filhos (crianças dos 5 aos 12 anos), que terá como enfoque primordial o jogo dramático. Atividade em parceria com o Serviço Educativo do Teatro do Mar.
No dia 21 de maio, às 15h00, realiza-se a “Ciranda de Contos: Contos para Toda a Família”. Esta atividade consiste em sessões de contos distribuídas por três pontos estratégicos da zona histórica envolvente do Centro de Artes de Sines, com a participação das contadoras / mediadoras de leitura Nelda Magalhães (”Contos em Viagem", com manipulação de objetos e sons de instrumentos musicais), Paula Cusati e Cristina Fernandes.
Também no dia 21 de maio, às 18h30, o auditório do CAS recebe o espetáculo “Só Ida”, audição dos alunos dos Ateliês de Movimento e Dança do CAS, uma reflexão através da dança sobre a emigração e o êxodo.
No dia 23 de maio, às 10h30 e às 14h00, realizam-se dois cineconcertos interativos com performance e explanação do trabalho de Charlie Mancini enquanto acompanhador musical de cinema mudo. Para público escolar dos 4 aos 14 anos.
No dia seguinte, 24 de maio, às 10h30, o coletivo A TRIBO - Associação de Arte e Comunidade está na blackbox do CAS. Apresenta as suas atividades e realiza um workshop para divulgar junto dos jovens locais a pedagogia e ideologia teatral do coletivo, que aposta na promoção do desenvolvimento da comunidade através da arte.
A última iniciativa da semana designa-se “Artes Plásticas e Teatro” e acontece no dia 25 de maio, às 10h00, 11h00 e 14h30, para o público escolar. Trata-se de uma visita à exposição “Teatro do Mar: 30 Anos a Criar”, orientada pela sua curadora.
Fonte: CMS