Ana Mesquita, aluna do 12.º ano na Escola Secundária António Inácio da Cruz, recebeu uma Menção Honrosa na final da 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura – CNL, que decorreu dia 4 de junho, no Inatel da Costa Caparica.

Francisco Ventura e Ana Mesquita na final do Concurso Nacional de Leitura. Fonte: Câmara Municipal de Grândola

O Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais, tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão escrita.

Ana Mesquita realizou a prova de palco, em que leu um trecho de um livro escolhido por si — «Frankenstein» de Mary Shelley — seguindo-se a argumentação sobre a escolha da obra apresentada.

Francisco Ventura, aluno do 1º ciclo do Centro Escolar de Melides, também esteve a representar Grândola nesta final, na qual participaram 200 dos melhores alunos do país.

Este ano, nas diversas fases do Concurso Nacional de Leitura, estiveram envolvidos 7500 alunos. A Câmara Municipal de Grândola teve um papel importante no Concurso deste ano, organizando as fases municipal e Intermunicipal do CNL, que se realizaram na Biblioteca e Arquivo do município.