GNR Setúbal Apreensão.jpg

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Grândola, ontem, dia 20 de dezembro, deteve dois homens de 50 e 63 anos por pesca ilegal e apreendeu mais de 31 quilos de meixão, no Rio Sado.

A ação decorreu de uma fiscalização no âmbito da Operação “Meixão”, incidindo sobre pesca ilegal, quer de meixão, quer de enguias de tamanho mínimo inferior ao permitido, visando a prevenção e repressão do exercício do ato piscatório por meios e métodos contrários aos legalmente definidos.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos, em razão da pesca ilegal, considerando que cada quilograma retirado do Rio Sado, pode conter cerca de 4000 indivíduos, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução.

Da operação resultou a apreensão de 31,7 quilos de meixão, que corresponde a cerca de 127 mil espécimes, com um valor estimado de 16 mil euros, podendo, no mercado final (países Europeus e Asiáticos), atingir o valor de mais de 220 mil euros. Foram ainda apreendidas três redes, com malhagem tipo “mosquiteira”, diverso material relacionado a atividade e um veículo.

A operação contou ainda com o apoio do Posto Territorial de Alcácer do Sal e do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. O meixão por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Fonte: GNR

Foto: GNR

Blocos Informativos



  • Debate com os candidatos às autárquicas 2017 Os candidatos presentes são Aníbal Cordeiro (PS), Sónia Reis (PPD/PSD), António Figueira Mendes (CDU), José Ramos (BE), David Mariano (PNR), António Candeias (IND.) Este debate é organizado pelo O DIÁRIO DA REGIÃO, em parceria com a rádio Popular FM, Rádio Sines, Agência de Noticias ADN, Setúbal Revista e o Instituto Politécnico de Setúbal que está a promover a Operação Autárquicas 2017, com debates em todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal.


  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com