festival do tomate em santiago do cacémO Município de Santiago do Cacém levou a cabo, entre 9 e 11 de setembro, a segunda edição do “Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa − Mostra gastronómica nos restaurantes”, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade, da Alensado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Eis parte da nota de imprensa divulgada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém:

O objetivo principal passava por impulsionar a economia local através de um produto de reconhecida qualidade como património gastronómico local − o tomate −, mas também promover a gastronomia.

“Tive oportunidade de falar com alguns dos empresários no decorrer do evento e o balanço é claramente positivo”, assegura o Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha. “Este ano, o facto de termos antecipado o Festival algumas semanas e de o tempo ter ajudado, pois estava um fim de semana convidativo a sair, a almoçar e a jantar fora, teve um reflexo positivo. Os restaurantes estiveram praticamente todos cheios, quer ao almoço, quer ao jantar”, sublinha o Presidente da CMSC. “Ou seja, aquilo que foi objetivo principal − ajudar a promover a economia local, neste caso a restauração − foi claramente alcançado e, por outro lado, promoveu-se também este produto que é fundamental na freguesia de Alvalade. Estamos satisfeitos com o resultado”.

Foram oito os estabelecimentos que disponibilizaram iguarias tendo como base o tomate: Restaurante Churrasqueira da Mimosa; Restaurante Cantinho da Mimosa; Restaurante Alvalade, Restaurante São Sebastião da Mimosa; Snack-bar O Messias; Casa de Petiscos O Bombeiro; Tasca do Zé e Restaurante Alentejano. Panqueca com queijo fresco e doce de tomate, tomatada de sardinhas, creme de tomate com marisco, choco frito com arroz de tomate, cheesecake de tomate, pão alentejano torrado com azeite e tomate, doce de tomate com pinhão e requeijão, lulas recheadas com molho de tomate, ou bochechas de porco preto com molho de tomate foram algumas das propostas que deliciaram os visitantes.

Fonte: CMSC

Blocos Informativos



  • Debate com os candidatos às autárquicas 2017 Os candidatos presentes são Aníbal Cordeiro (PS), Sónia Reis (PPD/PSD), António Figueira Mendes (CDU), José Ramos (BE), David Mariano (PNR), António Candeias (IND.) Este debate é organizado pelo O DIÁRIO DA REGIÃO, em parceria com a rádio Popular FM, Rádio Sines, Agência de Noticias ADN, Setúbal Revista e o Instituto Politécnico de Setúbal que está a promover a Operação Autárquicas 2017, com debates em todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal.


  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com