habitar o que está desabitado em santiago do cacémA Associação Cultural de Santiago do Cacém, em colaboração com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), deu forma, entre os dias 8 e 10 de julho, ao projeto “Habitar o que está Desabitado”, através da execução de um conjunto de pinturas / murais em edifícios devolutos ou em mau estado de conservação.

Eis o comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém:

«A intenção é levar a arte para a rua e transformar as paredes das casas em telas artísticas, contrariando a tendência da deslocação às galerias e possibilitando o acesso fácil a toda a comunidade.

O envolvimento da comunidade foi e é importante para o projeto. Primeiro, através dos proprietários que permitiram, sem hesitação e acreditando no projeto, a pintura das paredes das suas casas; em segundo lugar, o já referido acesso gratuito à arte na rua. Suscitar o interesse pela pintura e a arte em geral e possibilitar outras intervenções artísticas são também objetivos desta iniciativa.

Alunos e professores da ESELx deram vida aos espaços através da arte, “inspirados pelas cores e por rostos das gentes deste Alentejo que sabe a campo e a mar”, sublinha Margarida Pereira, Presidente da Associação Cultural de Santiago do Cacém. “É um projeto que terá continuidade no tempo, sendo que a Associação deixa o convite para outros artistas que queiram mostrar o seu talento”.

Além dos proprietários dos edifícios, a iniciativa contou com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, entre outras entidades.»

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém

Blocos Informativos



  • Debate com os candidatos às autárquicas 2017 Os candidatos presentes são Aníbal Cordeiro (PS), Sónia Reis (PPD/PSD), António Figueira Mendes (CDU), José Ramos (BE), David Mariano (PNR), António Candeias (IND.) Este debate é organizado pelo O DIÁRIO DA REGIÃO, em parceria com a rádio Popular FM, Rádio Sines, Agência de Noticias ADN, Setúbal Revista e o Instituto Politécnico de Setúbal que está a promover a Operação Autárquicas 2017, com debates em todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal.


  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com