presidencia nas freguesias stc santa cruz sao bartolomeuA Presidência nas Freguesias 2016, iniciativa da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, decorreu nos dias 1, 2 e 8 de junho, na União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra.

Eis a nota de imprensa divulgada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém:

«Álvaro Beijinha e os Vereadores a tempo inteiro, acompanhados por elementos do executivo da Junta de Freguesia e por técnicos da CMSC, cumpriram três dias de visita com um programa intenso, num território vasto, com uma área de 208,13 km2 e com realidades distintas, entre o urbano e o rural.

A reforma administrativa juntou, em 2013, as três freguesias. O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, reafirma a firme oposição dos órgãos autárquicos a esta nova realidade. “No terreno, conseguimos perceber que, por mais esforços que as autarquias façam, o que é certo é que esta medida veio a tornar-se prejudicial.”

Nesta visita, foram realizados plenários com as populações para as ouvir “porque entendemos que este processo tem de ser revertido, no sentido de voltarmos a ter as três freguesias. Em São Bartolomeu da Serra, isso ficou claríssimo. A população pretende que a Freguesia passe novamente a ser autónoma com Junta de Freguesia própria e este assunto vai voltar a estar na ordem do dia. Há um Projeto de Lei apresentado pelo PCP à Assembleia da República para discutir esta temática.”

Além desse aspeto, Álvaro Beijinha destaca o trabalho que tem sido desenvolvido em todo o território, maior que o município de Sines, “uma área vasta com meio urbano, como é a cidade de Santiago do Cacém, e uma zona rural com várias localidades. Há muito trabalho ainda por ser realizado, mas também há muito trabalho feito nas escolas, nos espaços públicos, em vários equipamentos que nós temos ao serviço das populações e continuamos a fazer várias intervenções.”

O contacto com as escolas foi também valorizado durante a visita à União de freguesias e foi dado especial destaque aos trabalhos desenvolvidos em escolas do meio rural. “Ao nível dos sombreamentos, que não estão concluídos, mas que queremos fazê-lo em breve, o investimento conjunto da Câmara e da Junta de Freguesia na escola da Aldeia dos Chãos, que se irá repercutir noutras escolas”, ressalva o Presidente da CMSC.

A visita permitiu aprofundar ainda mais o conhecimento do executivo, para estar, cada vez mais, preparado para dar resposta às necessidades das populações.

Foram visitadas novas empresas sediadas no Parque de Empresas de Santiago do Cacém e novos investimentos realizados na área do Turismo Rural.

A Presidência nas Freguesias 2016 vai estar, nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho, em São Francisco da Serra.»

Fonte: CMSC

Blocos Informativos



  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 17 dez 2016

Tempo em Grândola

Cannot get Paris location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com