Cante no femininoO Auditório Municipal António Chaínho, em Santiago do Cacém, recebe, no próximo dia 22 de maio, pelas 15h, mais uma edição das "Jornadas sobre o Cante no Feminino – As Mulheres cantam… como outrora cantaram".

Promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres, a iniciativa pretende contribuir para uma cartografia do Cante no Feminino.

A organização de grupos de Cante por mulheres é um fenómeno recente, nascido após o 25 de Abril de 1974. Os grupos corais foram durante muito tempo constituídos exclusivamente por elementos do sexo masculino, repercutindo naturalmente as suas vivências de grupo dominante, os seus hábitos e comportamentos de género. O aparecimento de grupos mistos permitiu a integração de vozes femininas e contribuiu para a superação de estereótipos. A formação de grupos femininos, com a sua especificidade e singularidade, são um factor importante de valorização dos papéis das mulheres conferindo-lhes um estatuto social de igualdade e cidadania.

O Cante Alentejano foi declarado Património Imaterial da Humanidade da UNESCO em 2014. As Jornadas sobre o Cante no Feminino pretendem aprofundar a história do Cante e contribuir para a sua preservação e salvaguarda, procurando formas e repertórios que mantenham viva a sua essência.

As Mulheres cantam … como outrora cantaram conta com a participação de seis grupos de cante de várias regiões do Alentejo e com a intervenção de Maria Rosário Pestana, professora da Universidade de Aveiro e doutorada em Etnomusicologia.

Fonte: MDM Alentejo Litoral

Blocos Informativos



  • Debate com os candidatos às autárquicas 2017 Os candidatos presentes são Aníbal Cordeiro (PS), Sónia Reis (PPD/PSD), António Figueira Mendes (CDU), José Ramos (BE), David Mariano (PNR), António Candeias (IND.) Este debate é organizado pelo O DIÁRIO DA REGIÃO, em parceria com a rádio Popular FM, Rádio Sines, Agência de Noticias ADN, Setúbal Revista e o Instituto Politécnico de Setúbal que está a promover a Operação Autárquicas 2017, com debates em todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal.


  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com