O Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), uma organização da companhia Lendias d’ Encantar (LdE) vai acontecer entre os dias 1 e 13 de março, em Beja, Évora, Portalegre, Grândola, Elvas, Santiago do Cacém e Santo André. Sete companhias nacionais e sete companhias estrangeiras apresentam os seus espetáculos no Alentejo.  

Apesar de só contar com duas edições, a organização considera que o FITA “já se afirmou como evento cultural de referência no quadro regional” e “a nível nacional consolida-se com rapidez como o maior e melhor festival iberoamericano do País”, facto este, segundo adianta a companhia, “comprovado pelo elevado número de propostas e manifestações de interesse em integrar a programação por parte de centenas de estruturas e artistas nacionais”. 

A Lendias d’ Encantar diz ainda que, em termos internacionais, e superando todas as expetativas da equipa, “o FITA está referenciado como um dos festivais mais importantes do País, mantendo-se como o único representante português da Red Eurolationaamericana de Artes Escénicas (Redelae), rede, esta, composta por 27 festivais euroiberoamericanos. 

“O FITA desde a sua origem que procurou afirmar-se por uma direção artística que privilegiasse a qualidade da programação nacional e internacional. Nesta terceira edição está prevista a participação de sete companhias de teatro internacionais, com oito espetáculos diferentes e também sete companhias nacionais. Na programação incluem-se espetáculos para público em geral e para a infância”, adiantou a organização. 

É de salientar que o FITA nasce integrado no projecto Imaginários ao Sul, que junta, em parceria, a LdE e a SOIR – Joaquim António de Aguiar (Évora) que compreende também o FIKE (Festival Internacional de Curtas Metragens), o Raízes do Som – Festival Internacional de Música Tradicional e o Festae (Festival de Teatro Amador de Évora). “Esta parceria, que entra agora no seu terceiro ano, potencia a criação de sinergias, a partilha de meios e recursos humanos entre os agentes culturais e os respetivos municípios, contrariando o funcionamento habitual do trabalho individual de cada um”, considera a organização. 

“Um dos objetivos do FITA é o crescimento no território alentejano. Na primeira edição apenas as capitais de distrito faziam parte da programação, Beja e Évora, mas este ano já é possível assistir ao FITA em sete localidades: Beja, Évora, Grândola, Portalegre, Elvas, Santiago do Cacém e Santo André. Este crescimento só é possível graças às parcerias que a LdE tem conseguido estabelecer com as autarquias e as entidades culturais locais: Teatro do Convento, Cendrev, Gato SA, UmColetivo”, adianta a Lendias d’ Encantar. E, neste sentido, “cada vez mais o FITA faz jus ao nome e é de facto o Festival de Teatro do Alentejo”.

Fonte: Diário do Alentejo

Foto: Lendias d’ Encantar

Blocos Informativos



  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 17 dez 2016

Tempo em Grândola

Cannot get Paris location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com