SSEDAS TourPortugal acolhe o encerramento da Tour de Economia Social e Solidária 2016, entre 20 e 24 de junho. Um intercâmbio de experiências de economia solidária entre o Brasil e quatro países europeus - Portugal, Bulgária, Eslovénia e Croácia - no âmbito do projeto SSEDAS.

Partilhando a realidade solidária e emancipatória do Brasil, a realizadora Edlisa Peixoto dá-nos a ver no documentário “Palmas” aquele que foi o primeiro Banco Comunitário do país. Já Elisabeth Grimberg, cofundadora do Instituto Pólis, em São Paulo, fala-nos da luta pelo reconhecimento do trabalho dos catadores de resíduos sólidos. Nesta última etapa da Tour em Portugal, serão dadas a conhecer duas boas práticas portuguesas do setor: a
associação ADREPES, no distrito de Setúbal, e a ONGD MONTE-ACE, no distrito de Évora. No facebook.com/ssedastour2016 é possível acompanhar todos os passos da Tour em Portugal, organizada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).

Dia 21 de junho, pelas 14h00, as oradoras irão encontrar o público de Grândola, no Cineteatro Grandolense, num debate seguido de apresentação do documentário “Palmas”, de Edlisa Peixoto. Dia 22, o debate e o documentário seguem às 14h30 com a Associação para o Desenvolvimento Rural da
Península de Setúbal (ADREPES) na Biblioteca Municipal de Palmela, e, no dia 24 de junho, viajam até Évora, para trocar olhares com a MONTE-ACE – Desenvolvimento Alentejo Central, no Hotel D. Fernando, pelas 10h00. Todos os encontros têm entrada livre (sujeita a inscrição).

A organização de tours de oradores internacionais de economia social e solidária na Europa pretende incentivar a partilha de conhecimentos bem como sinergias no setor, no âmbito do projeto SSEDAS - Economia Social e Solidária (solidarityeconomy.eu). Um projeto financiado pela União Europeia que convida os cidadãos a protagonizar esta realidade em 46 territórios/regiões da Europa e do Sul Global, promovendo a economia solidária a diferentes níveis.

A Economia Solidária proporciona emprego e rendimento a cerca de 2,3 milhões de pessoas no Brasil. Em Portugal, tem vindo a crescer e a merecer cada vez mais atenção. Iniciativas como associações de desenvolvimento local, lojas de comércio justo ou bancos do tempo, estão na base de uma mudança social e económica assente em valores como a sustentabilidade, participação, reciprocidade e equidade.

Fonte: SSEDAS Tour

Blocos Informativos



  • Debate com os candidatos às autárquicas 2017 Os candidatos presentes são Aníbal Cordeiro (PS), Sónia Reis (PPD/PSD), António Figueira Mendes (CDU), José Ramos (BE), David Mariano (PNR), António Candeias (IND.) Este debate é organizado pelo O DIÁRIO DA REGIÃO, em parceria com a rádio Popular FM, Rádio Sines, Agência de Noticias ADN, Setúbal Revista e o Instituto Politécnico de Setúbal que está a promover a Operação Autárquicas 2017, com debates em todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal.


  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com