troia praiaA Quercus voltou a atribuir a classificação de “Praias com Qualidade de Ouro”, às zonas balneares do país cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, foram distinguidas 382 praias com “Qualidade de Ouro”, 338 zonas balneares costeiras, 36 interiores e 8 de transição.

À semelhança dos anos anteriores, a Quercus identifica, de acordo os critérios estabelecidos pela própria Associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo “Qualidade de Ouro”, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Assim, a Quercus identificou, em 2016, 382 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal – mais 68 que no ano anterior. Deste total, 321 praias situam-se em Portugal continental, 41 na Região Autónoma dos Açores e 20 na Região Autónoma da Madeira.

No concelho de Grândola, são 10 as praias que merecem esta distinção: Aberta Nova; Atlântica; Carvalhal; Comporta; Galé-Fontaínhas; Melides; Pego; Tróia-Bico das Lulas; Tróia-Galé; Tróia-Mar.

No concelho de Santiago do Cacém foram selecionadas as praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço, ao passo que o concelho de Sines tem, nesta listagem, a praia grande de Porto Covo, a Ilha do Pessegueiro, Morgavel, S.Torpes, a praia Vasco da Gama e a Vieirinha-Vale Figueiros.

O concelho com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (22 zonas balneares), seguido de Vila Nova de Gaia (18 zonas balneares), Almada (16 zonas balneares), Torres Vedras e Vila do Bispo (12 zonas balneares).

Em comparação com o ano 2015, perdem o galardão duas praias fluviais e três costeiras, sendo de realçar as praias de Dª. Ana, em Lagos, e da Leirosa, na Figueira da Foz, uma vez que a partir deste ano, passou a ser igualmente ponderado na atribuição do galardão, a existência de eventuais atentados ambientais ou paisagísticos nas praias.

 

De: Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Imagem: CMG

Blocos Informativos



  • Noticiário das 19:00 do dia 21 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 20 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 19 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 18 dez 2016


  • Noticiário das 19:00 do dia 17 dez 2016

Tempo em Grândola

Cannot get Grândola location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.

Faça publicidade na RCG

JSN Megazine template designed by JoomlaShine.com